Follow Us

March 13, 2017

Please reload

Recent Posts

Inteligência Emocional e Liderança

March 17, 2017

 ​​

O conceito de inteligência emocional surgiu na década de 90 quando os estudiosos no assunto perceberam que o conceito do QI (Quociente de Inteligência) não explicava necessariamente o sucesso de uma pessoa em determinada carreira. O que os pesquisadores perceberam foi que pessoa consideradas extremamente inteligente pelo teste de QI não tinham necessariamente uma carreira brilhante, nem se destacado em sua vida adulta. A partir dessa observação foi que perceberam que outras estruturas do cérebro estariam envolvidas num tipo diferente de inteligência.

 

A inteligência emocional está relacionada a nossa capacidade de autoconsciência, autogestão, empatia e habilidade social.

 

Autoconsciência é a própria compreensão sobre nossas emoções, fraquezas, forças, impulsos e necessidades. É nossa honestidade com nos mesmos. Quando somos sinceros conosco, conseguimos trabalhar melhor e nos planejar melhor. Se sei que preciso de prazos mais longos para terminar uma tarefa eu a inicio antecipadamente e não deixo para a última hora, por exemplo.

 

A autogestão nada mais é que nosso autocontrole. É a nossa capacidade de controlar nossos impulsos e transformá-los em uma ferramenta útil. Pessoas que possuem boa autogestão, são mais propensas as reflexões e ponderações, se adaptam melhores as mudanças e são mais íntegras, pois conseguem resistir melhor aos seus impulsos.

 

Empatia diz respeito a nossa capacidade de levar em conta de maneira ponderada o sentimentos das outras pessoas para tomarmos uma decisão. Dessa maneira, um líder empático consegue entender e sentir os pontos de vista de todos de sua equipe.

 

Habilidade social relaciona-se a nossa forma de conduzir as pessoas na direção daquilo que desejamos, sendo um ótima habilidade para gerir uma equipe. Pessoas socialmente hábeis, são bons persuasores e contaminam os outros pela sua paixão pelo trabalho.

 

No mundo moderno, no qual o trabalho está cada vez mais competitivo, as habilidades da inteligência emocional se fazem mais importantes ainda. Dessa forma, desenvolver tais habilidades, por mais difícil que possa ser, se torna cada vez mais necessário.

 

 

 

 

  

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Archive

  • Grey Facebook Icon

Clínica Mente Viva