Follow Us

March 13, 2017

O que é Depressão?

March 13, 2017

Atualmente é muito comum ouvirmos: "Fulano está deprimido", mas afinal, o que é depressão?

De maneira geral, a depressão é um transtorno mental caracterizado pela presença de no mínimo 5 dos seguintes sintomas, sendo que um dos dois primeiros sintomas listados deve estar necessariamente presente:

- humor deprimido;

- perda do prazer pelas atividades (anedonia);

- alteração do peso, podendo ser ganho ou perda, sendo que esta não pode ser devido a nenhum tipo de dieta;

- alteração do sono, que pode ser tanto insônia, quanto hipersonia;

- agitação ou retardo psicomotor;

- fadiga ou perda de energia;

- sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva;

- diminuição da capacidade de concentração;

- pensamentos recorrentes de morte.

Esses sintomas devem estar presentes na maior parte do tempo por pelo menos duas semanas e devem representar uma mudança no padrão de funcionamento.

Dessa forma, um exemplo típico de pessoa deprimida é aquela que se encontra mais triste e chorosa, com perda do interesse em realizar atividades que antes eram prazerosas, ficando a maior parte do tempo isolada, com diminuição do apetite e insônia.

A notícia boa é que a depressão é uma doença que possui tratamento com altas taxas de sucesso. O tratamento varia de acordo com a especificidade de cada quadro, podendo ser acompanhamento psicoterápico, terapia medicamentosa com antidepressivos, ou mesmo a combinação de ambos.

Share on Twitter

• Grey Facebook Icon